quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Pomeranos e Um Pouco Sobre Eles...

A Pomerânia era situada ao norte da Polônia e da Alemanha, na costa sul do Mar Báltico.No mapa da Europa não há vestígios dela.

Pois sob o domínio do Sacro Império Romano-Germânico, em 1806 a Pomerânia foi invadida por Napoleão e tornou-se parte da Prússia. Mais tarde, terminada a Segunda Guerra Mundial, foi dividida entre Polônia e Alemanha. A língua, poucos falam. apos serem invadidos a ultima saída era: emigrar.


Seus descendentes se espalham por colônias nos Estados Unidos, no Canadá e, sobretudo, no Brasil. Fora da Região Sul, terra de muitos outros imigrantes, é no Espírito Santo que está uma das maiores colônias pomeranas do mundo. São cerca de 120 mil pessoas, a maioria morando em Santa Maria do Jetibá


A primeira geração aportou nas últimas décadas do século XIX, atraída pela promessa de ganhar lotes próprios para prosperar na agricultura. “Mas eles tiveram que trabalhar nas terras de brasileiros. Só mais tarde receberiam do imperador pequenos lotes e galinhas. Só contavam uns com os outros e não falavam o português


O trabalho dos Pomeranos era em pequenas areas com plantações de vegetais,colheita de café,poucos animais e venda de ovos e frangos de postura.Hoje o trabalho na cidade aumentou,mais ainda existe muitos agricolas que são donos de pequenas terras e comercio.Os Pomeranos também são famosos por suas granjas de frangos de postura,e é um mercadp tão bom que o numero de produção de ovos é a 2° maior no país(Afirmação a Santa Maria de Jetibá a cidade com mais Pomeranos no Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário